NOSSA MISSÃO
Unir arte à tecnologia é o desafio diário da Visoma, fábrica de móveis localizada em Teresópolis, Região serrana do Rio de Janeiro. Atualmente, com o acelerado rítmo de produção, muitos esquecem da importância do detalhe, do diferencial produzido pelo artista.
Para ser mais eficiente, a empresa adquiriu uma máquina conhecida como Centro de Usinagem e funciona desempenhando diversas funções de marcenaria ao executar o desenho, cortar, serrar, furar entre outras coisas. A revolução foi tamanha que o tempo aplicado na realização de um trabalho diminuiu 70%.
Selmo Freiras, um dos proprietários da Visoma.
"Usamos a tecnologia para agilizar o que ficava atrasado com máquinas rudimentares. Com elas, buscamos reproduzir com perfeição o trabalho do artesão"
Esse impressionante desempenho do equipamento não faz a Visoma esquecer de seus funcionários. É fundamental que os operários sejam capazes de manipular a máquina com perfeição o que garante uma produção de qualidade e mais segurança no trabalho. Atualmente a Visoma conta com 34 empregos diretos e mais 10 indiretos numa área de mais de 2 mil metros quadrados.
Para a empresa, a intervenção do artista leva um pouco da sutileza da arte para a máquina. "A máquina não é capaz de assinar o nome. O toque final leva a mão do artesão", revela Freitas.